Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Marketing Viral


Disseminar uma informação de forma espontânea, fazer uma noticia ou ate mesmo uma propaganda se propagar de pessoa para pessoa através da internet, é o que chamamos de Marketing Viral. Informações que o próprio público (internauta) recebe através de e-mails e se encarrega de enviar para sua lista de contatos, igual a um vírus; isso se torna mais fácil, pois o custo é muito baixo comparado com outros tipos de mídias.
Quando uma pessoa recebe um e-mail de uma pessoa conhecida fica mais fácil o recebimento e a abertura desse material, pois esse e-mail não apresenta riscos, pois é uma pessoa que possui credibilidade, afinal é um amigo da sua lista de contatos. A mensagem tem eu ser suficientemente boa para espalhar-se por conta própria pela web, por isso esse tipo de material tem eu ser muito criativo e ter um bom foco.
A maioria das ações de marketing viral utiliza a mídia social como target primário, ou seja, busca um grupo de pessoas dentro de sites de relacionamento e blogs, por exemplo, para que estes sejam os disseminadores das suas ações, o nosso famoso “vírus”.
Esse tipo de ação é feito da seguinte forma:
Defina o público alvo e das possíveis pessoas que iram disseminar as ações de marketing que sua empresa criará.
Crie um plano tático de ação de marketing viral, junte todas as ferramentas disponíveis na rede (internet), sites de relacionamentos, blogs e listas de e-mails.
Execute e ação e acompanhe todos os comentários e responda-os caso seja necessário.
Esse mundo é fascinante, basta ter uma boa criatividade e saber “linkar” as ferramentas que o vírus é propagado.